sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

The history begins

Como eu já contei na descrição do blog, eu já estava procurando uma chevrolet brasil (podia até ser uma F-1 ou mais legal ainda, uma studebaker) mas a história desse modelo de caminhonete é muito legal para ser ignorado. O projeto será apenas dar uma boa arrumada na lata, dividindo os recursos com o chevette para reduzir o custo total (colocar mais peças no forno na pintura a pó, por exemplo) e a instalação de uma mecânica boa mas simples, nada de um motor superpower como do chevette (não dá para $$$ agora!) se andar e não quebrar de surpresa com frequência e estiver seguro está bom. Quando o chevette estiver pronto, junto uma grana e compro alguma caminhonete moderna capotada e passo a mecânica para ela.

Encontrei essa no "bomnegocio.com" sem foto e com uma descrição no mínimo "simples". Liguei para o vendedor e ele me disse que ela estava perfeita, completa e com os documentos, só faltava o motor e o câmbio pois eles estavam "trancando espaço" e o tio dele tacou fora. Bem ... o preço que ele estava pedindo, considerando uma completa sem motor e câmbio, até que não estava ruim, comparando com o que já havia encontrado. Pedi umas fotos, nem que fosse de celular e recebi essas:
 Os paralamas pareciam bons....
 O capô também ....
 A lateral da cabine nem tanto ...
Desse ponto de vista também parece tudo bom ...
No entanto algo parecia errado .... acho que era o fato de que ela estava quase completamente desmontada!!!! Onde diabos está o resto dela? Cadê os vidros? Aparentemente a cabine estava cheia de tranqueiras, mas será que tudo estava lá.
Ponderei alguns dias e num sábado peguei um amigo e o pai dele (Tiago e Marcos) que estava de visita e viajamos para dar uma olhada nela. A ideia era que esse amigo fosse minha consciência para eu não gastar com algo muito estourado.
Chegando lá tiramos as lonas de cima e começamos a olhar tudo o que tinha. Em resumo encontramos algumas coisas em triplicata como as maquinas de vidro (cada uma de um modelo) e algumas não encontramos, como os instrumentos e os vidros. Eu já havia olhado o preço de muitas peças no MercadoLivre e disse "cara, sem paineis e vidros não vale nada, vai custar uns R$3000 só para arrumar um conjunto bom!". O vendedor lembrou que estava tudo embalado sobre um guarda roupas, inclusive o emblema do capô, que eu não havia dado falta. Mesmo assim, fiquei preocupado com o que mais poderia estar faltando e, com orientação da minha consciência ofereci metade do que o vendedor pedia e já daria uma entrada se ele liberasse as duas "latas de peças" que estavam dentro da cabine (existem poucas coisas mais legais do que garimpar uma lata de peças antigas!). Como ele não aceitou fomos embora.
No mesmo dia o vendedor me ligou e ofereceu tudo por um valor menor, mas ainda alto. Não aceitei e uma hora depois ele ligou novamente e fechamos o valor e o pagamento em "metas", uma "entrada" (meu risco total!), uma parcela quando o documento estivesse no meu nome (+ - o valor dos docs de um carro dessa época) e o resto quando um amigo meu (Luis) fosse buscar a caminhonete de caminhão.
Quando ela chegou descarregamos todas as "miudezas" em minha casa, as latas numa empresa de jato e pintura e caldeiraria industrial (Jacó) e o chassis e cabine no cara que ia montar a mecânica para mim (Tico).
Vejam só que beleza! Chegou "lindona"!
Bem parecida com a meta final!

Depois eu vou contando os problemas que foram surgindo, por enquanto vou deixar um sneak peak:
Adivinhem o que tem (tinha) 4 rodas (não veio estepe!) e somente 3 delas são iguais (consegue ver qual?)? Pelo menos nenhuma está podre!
O sistema de direção veio no pacote, com muita pouca folga, dá para usar tranquilo!
O diferencial está "bom" para a idade, mas eu bem que gostaria de um mais novo ...
Agora danou tudo ... onde está o freio dianteiro!!!! O cara está de brincadeira, onde vou conseguir isso! Tentei encontrar mas é tão caro que vou trocar a suspensão dianteira inteira (com bandejas!) e colocar freio a disco (podia até adaptar disco nessa suspensão, mas já que vai dar trabalho, melhor aproveitar para deixar mais seguro). Se alguém se interessar, vendo essa suspensão toda, junto com a caixa de direção.

2 comentários: