quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Capítulo 2: Fazendo o chevrolet V8 283, Parte 3, Retífica completa agora é só montar

O motor veio da retífica e ficou aparentemente muito bom, agora inicia-se o processo de montagem. Algumas peças ainda faltam, mas no geral elas existem no Brasil pois são idênticas as do opala ou do motor 261, Iniciamos pela instalação dos aneis, processo que eu infelizmente não fotografei pois estava com a mão lambuzada de óleo. Dica para iniciantes, muitos guias dizem para passar óleo nos anéis e cavidades antes de instalar, deixe para fazer isso depois de encaixar os anéis, antes de colocar na cinta.
Usamos a tabela de torque para apertar tudo na sequencia certa e como já havia previsto possibilidade de problemas, usamos só parafusos novos no cabeçote. Infelizmente não pensei que os parafusos da biela também davam problemas e adivinhem, quebramos 2 e já fiquei preocupado com todos os outros pois pela cara da superfície de fratura esses parafusos já tinham inicio de trinca antigos.
Aproveitando que encontrei todas as peças do motor de arranque, já o montei também. Pensei em comprar um recondicionado, mas já vi muitos desses recondicionadores serem apenas lavadores e pintores de motor de arranque e venderem muita porcaria. Entrei em contato com alguns anunciados e perguntava quais os serviços e substituições que eles tinham feito e nenhum deles sabia dizer. Os novos eu não gostei, são aqueles pequenos e que fazem um barulho que não combina com o porte do carro e do motor.
 
 O bloco no suporte de motor projetado e construído por nós. Ficou tão robusto que deve dar para colocar até motor de caminhão.

 Aqui, quatro pistões já estão no lugar.

 
Aqui a vista das bielas por baixo, antes de torquear...

 
Aqui um dos parafusos quebrados. Melhor agora do que quando funcionando.

 
 Aqui está na hora de colocar o cabeçote. O engraçado é que a junta tem as cores do batmovel classico.

 
Aqui já instalamos o comando e os cabeçotes. O coletor de admissão é só para ver se precisava de algum ajuste.Agora tenho que esperar a próxima semana para chegarem algumas peças pelo correio e rezar para o distribuidor ser encontrado, já que o rastreamento diz que o objeto não foi encontrado no fluxo postal.

Ficou com cara de novo. Só não troquei o casco, nariz e tampa.

 Essa é a diferença da bobina de campo nova e a velha. Esse preto não é só sujeira, estava meio torrada mesmo, parece que em algum momento algo danificou o isolamento dela e fez um estrago.

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