terça-feira, 12 de maio de 2015

Capítulo 2: Fazendo o chevrolet V8 283, Parte 4, The Return of the Might Mouse!

Muito tempo sem postar dá nisso mesmo, fica um monte de coisas pendentes, então por uma questão puramente de estética no nome dos capítulos eu vou postar em partes, mesmo que tenha acontecido meio que ao mesmo tempo.
Para quem não conhece a história dos motores v8 small block da GM, o primeiro deles, o 265, predecessor do meu 283, era chamado de mighty mouse (super mouse no Brasil) por causa da alta performance que ele gerava, mesmo sendo um motor "pequeno" (em dimensões e peso, principalmente) quando comparado com as criaturas da época como o Y block do Ford, por exemplo. A tecnologia usada nesse motor mudou a história dos motores fazendo com que os sbc (small block chevy) fossem utilizado em todo tipo de carro de 1955 até 2010 com muito poucas variações em sua constituição.
Agora que o meu está retificado está na hora de terminar de montar e dar a partida.

Infelizmente as tampas originais (aquelas bonitas com o chevrolet escrito em manuscrito) não serviram muito bem com os balancins roletados (por muito pouco, quase que eu tento colocar uma junta bem grossa). Aproveitei a oportunidade e encomendei as tampas já pintadas na cor original do motor, o misterioso "Chevy Orange". Com as tampas e um catálogo de cores GM, chegamos a conclusão que no Brasil essa cor chama "Vermelho Marte". Pintando o bloco dessa cor não deu para ver diferênça com as tampas.
Para quem está colocando um coletor para TBI num sbc antigo, más noticias, os parafusos centrais entram em um angulo diferente nos cabeçotes, então é necessário retrabalhar o coletor para modificar o ângulo e fabricar calços para compensar a diferença da direção do esforço. Boa sorte, é chato e lento de fazer isso. 

 Olha só que cor bonita. Não se engane, não tem nada a ver com o vermelho escarlate da caminhonete, esse está bem para o laranja. Esse "negocio" do lado é o câmbio NV 3500, vou falar dele no próximo post.

 Os coletores de escape são os originais, mas passei um fosfatizante forte nele para tirar aquele tom de ferrugem. Para quem tiver vontade de fazer algo legal, instale ele enferrujado mesmo, ligue o motor, deixe esquentar e passe ácido fosfórico com um pincel (cuidado para não se queimar e use óculos de proteção!). O resultado final será branco ou preto, dependendo do tipo de ferro fundido usado na fabricanção, não fica muito homogêneo mas é melhor que ficar marrom ferrugem.

 Acessórios sendo instalados. Essas peças eram originalmente laranjas, mas fala a verdade, fica muito mais legal com o contraste, assim como com parafusos allen.

 Quase pronto para fechar. Como esse motor competia com o tradicional 261 "jobmaster", conhecido como motor "chevrolet brasil" no Brasil, a chevrolet garantiu que a troca de um pelo outro é totalmente plug and play (mesmo antes desse termo existir!). A posição do suporte, o coxim e o próprio suporte mudam muito pouco de um para o outro, sendo totalmente intercambiaveis! Pena que os câmbios não são bem assim.

 Não parece tão grande agora, não é? Entendem agora o lance do "super mouse"?

 Pronto para um "start" gambiarrado com radiador de opala 4cc só para ver funcionando. Nem tampar o radiador eu tampei, o que me causou uma preocupação que depois vimos não ter fundamento. Quando aceleravamos o motor, a água no radiador se agitava, como se estivesse dando passagem em uma junta de cabeçote!!!! No fim era que com a bomba nova e com o radiador pequeno a água "voava" lá dentro, dando essa impressão.

Não sei se vai prestar ver o vídeo baixado dessa maneira, mas ai vai. O mais legal é ver a vazão dos bicos. Vai fazer uns 2km/l com sorte, igual o monza carburado 2.0

3 comentários:

  1. Paulo,a cx evaporadora,o condensador do ar condicionado e outros bichos mais,de qual carro vc adaptou na Chevrolet Brasil? É que vou querer instalar na minha tbm e como estou colocando o motor da Cherokee V8 5.2 e veio o compressor,não gostaria de deixar sem.Obrigado e grande abraço

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    1. Deixe esse compressor mesmo, coloque um par de metalons para trazer o radiador original para trás e instale uma condensadora que couber com uma ventoinha soprante na frente dele. Peguei o tamanho máximo e fui medindo o que tinha no estoque de um ferro velho, o cara disse que achava que era de santana, mas parece com do kadett. A evaporadora, o secador e o pressostato são universais genéricos, não tem erro e as mangueiras, com exceção do conector do compressor, que é melhor aproveitar o original, podem ser feitas em quase qualquer lugar que trabalhe com ar de carro. Como eu estava fazendo em casa, comprei tudo separado, cortei no tamanho exato, encaixei os conectores e só levei para prensar. O meu compressor foi de opala mesmo, bem lavado para poder aceitar o óleo e o gás moderno (pag 100 e r134a).

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  2. Olá, usou adaptador de filtro de óleo moderno ? Estou procurando adaptador ou peças originais do copo do filtro do 283

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