quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cada vez mais parecida com a meta

Para quem conhece meu projeto do chevette pode achar as modificações da Chevrolet Brasil 
muito radicais, já que até a aparência pode ser modificada, contanto que sejam usadas peças com cara "classica". Outra diferença desse projeto é que não vou deixar algumas das peças de acabamento perfeitas, vou inclusive comprar algumas usadas para combinar com outras peças "velhas". Não sei por que mas achei que fica legal assim. Recentemente no entanto decidi que a segurança e confiabilidade terão que ser mais garantidos do que na ideia inicial, nem que para isso alguma parte da aparência tenha que ser deixada para depois da conclusão do chevette. Penso inclusive na possibilidade de consertar todos os defeitos do tipo trinca e buracos na lata e pintar sem "alisar" (rat hod bonitão), decisão que terá que ser tomada em breve.
No puro conceito de garantir a integridade e confiabilidade resolvi dar um couro na suspensão dianteira, trocando pela da C-20, que ao contrario do que é dito por ai não encaixa "plug and play" no chassis da brasil. O chassis da séria C-14 até a D-20 é afunilado na ponta impedindo o encaixe do travessão, alargar o travessão não é uma boa ideia pois os quase 5cm de diferença iriam jogar o ponto de convergência do angulo "king pin" para trás do diferencial, fazendo com que a pickup saísse de traseira! Modificar as bandejas pode causar movimento errado da mola ou ainda bagunçar outros angulos da suspensão!
A solução mais correta é modificar o chassis com o mínimo de solda possível, o que é difícil sem danificar sua numeração, então, cuidado se for tentar.
Aqui estão algumas das partes da suspensão já jateadas e "inspecionadas". Note que não é uma boa ideia jatear eixos, isso iria gerar problemas em sua superfície que alem de atrapalhar o encaixe dos rolamentos ainda iria torna-lo mais suscetível a fadiga. 
 Esse eixo foi "reprovado", embora muitos mecânicos pudessem topara utiliza-lo, esses grandes defeitos superficiais tenderiam a crescer e na melhor hipótese estragar o rolamento, já na pior, se tornar "passante" e quebrar tudo no meio!
 O parafuso que fixavas a pinça de freio estava quebrado dentro do buraco. Fiz um furo mais ou menos no meio e tentei saca-lo com a ferramenta adequada para isso, que parece um macho para rosca cônico e esquerdo.
 O problema foi que estava muito emperrado e quebrei a ferramenta dentro do buraco na primeira tentativa. O melhor para soltar um parafuro travado é aquece-lo com maçarico até ficar vermelho e depois esfriar bem rápido com água. 
 Está tudo indo aos poucos para o ácido fosfórico, para o pó e para o forno.

 Aqui um lado já está pronto com a pintura, só falta o cubo para montar.
 Enquanto isso, a "outra equipe" trabalhou na cabine, chassis e outras partes. Aqui a cabine já foi jateada e está com o wash primer.
 O podre entre a capota e a janela realmente está feio, fora isso o resto está muito bom.
 As portas estão "quase" perfeitas. Segundo o cara que fez o jato, conforme o metal foi ficando quente com o jato e a massa foi saindo, os piores amassados foram voltando sozinhos! Tem uma explicação técnica para isso mas fica para quando for mostrar o capô.
 A cabine voltando do jato. O pior é que o caminhão era alto e foi difícil de tirar.
 Testando a suspensão antes da chegada das peças novas. Tudo "funcionando" bem.
Como ficaria sem as molas e os coxins da cabine. Super hot rod! Mas não vai ficar assim, vai subir para a altura original.

2 comentários:

  1. Deixe sem as molas e coxins Paulo e coloca aquelas faixas brancas nos pneus. hehe

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  2. Mas se eu fizer isso vou ter que pintar chamas nas rodas ... vai dar muito trabalho!

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